- Tour de Estremoz
João Portugal Ramos e Dona Maria
Info Tour
Preço do Tour
230 €
Duração
6 Horas
Nº Máximo de Pessoas
8
Veículo
Shuttle
Idade
18+
Datas
25 de Outubro
Sobre este tour
DESCRIÇÃO DO TOUR
- Visita guiada à adega e almoço harmonizado com 4 vinhos João Portugal Ramos
- Visita às vinhas, adega e prova comentada de 4 vinhos acompanhada de tábua de queijos e enchidos
Nesta visita à João Portugal Ramos fique a conhecer as vinhas, a adega, os grandes lagares de mármore onde ainda é feita a pisa a pé e termine com um almoço com harmonização vínica de 4 vinhos em que a estrela são os produtos tradicionais alentejanos- Tudo num ambiente único onde se irá sentir em casa de uma verdadeira família alentejana.
Na visita aos vinhos Dona Maria faça uma visita à adega, à capela da casa que data do século XVIII, à sala das talhas, aos jardins da propriedade e termine com uma prova comentada de 4 vinhos Dona Maria acompanhados de pão e queijos da região.
PARTIDA & CHEGADA DETALHES
Ponto de partida:
Évora
Ponto de chegada:
Évora
JOÃO PORTUGAL RAMOS
Projetada respeitando as linhas da arquitetura tradicional alentejana, a Adega Vila Santa colocou Estremoz na rota dos grandes vinhos, acolhendo viajantes de todo o mundo.
O pretexto é conhecer a obra de João Portugal Ramos e, pelo caminho, descobrem-se também as razões da sua paixão pelo Alentejo. Um passeio de família, ou um almoço com amigos são um excelente pretexto, e oferecem o tempo e a tranquilidade ideais, para aqui saborear os vinhos e a gastronomia local.
Com loja, sala de provas, sala de refeições e sala de reuniões, a Vila Santa abre-lhe as portas para que possa descobrir, provar e levar para casa vinhos que são a memória perfeita desta terra.
DONA MARIA
Há aproximadamente 150 anos que se produz vinho nesta propriedade, mas somente a partir de 1988 é que o seu atual proprietário, Júlio Bastos, começa a comercialização a nível nacional e internacional dos vinhos então produzidos nesta Quinta, os famosos Garrafeiras de 1985, 1986 e 1987, que sempre foram reconhecidos pela sua grande qualidade.
Em 1992, Júlio Bastos, pretendendo assegurar o seu crescimento e, ao mesmo tempo, o escoamento da produção, vende 50% da Sociedade Agrícola Quinta do Carmo aos Domaines Barons de Rothschild (Lafite). É nessa altura que a antiga adega é transferida da Quinta de Dona Maria ou Quinta do Carmo para a Herdade das Carvalhas, propriedade essa que, a partir dessa data passou a pertencer à Sociedade.
Nunca tendo deixado de pensar em voltar a fazer o seu próprio vinho, foi na entrada do novo milénio que surgiu essa oportunidade. Júlio Bastos decide então vender a sua participação na Sociedade Agrícola Quinta do Carmo, e recomeça este novo projeto, os vinhos Dona Maria.
Em 2003 faz-se a primeira vindima de uma nova etapa na longa vida desta Quinta, cujo conceito, é a produção de vinhos de qualidade aliado a um projeto familiar, que sempre distinguiu esta propriedade ao longo dos tempos.
No início deste novo projeto, a antiga adega da Quinta é totalmente restaurada e ampliada equipada com os mais modernos equipamentos, mas ao mesmo tempo mantendo os famosos lagares em mármore, onde, ainda hoje é feita a vinificação de grande parte dos vinhos, usando a tradicional “Pisa da Uva”.
Na cave da adega encontram-se barricas de Carvalho Francês e Americano, numa proporção de 95% para 5%, onde o vinho é estagiado até estarem aptos para serem engarrafados.
Em 2001, Júlio Bastos adquire a propriedade que ele acha a mais adequada para plantação de novas vinhas e em 2002 compra uma vinha que atualmente tem mais de 70 anos, e que foi enxertada com as varas da primeira vinha de Alicante Bouschet plantada em Portugal, mantendo assim o clone inicial.
Atualmente existem 71 ha de vinhas, dos quais 12ha são de uva Branca (Viognier, Viosinho, Arinto, Antão Vaz, Sémillon) e 68ha de uva Tinta (Alicante Bouschet, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Syrah, Petit Verdot, Aragonês). Estas vinhas estão plantadas na sua maioria em terrenos ricos argilo calcários com muito boa retenção de humidade. As vinhas têm a particularidade de não serem regadas, sendo sujeitas a um “stress” hídrico, resultando uma menor produção e melhor qualidade.
As características deste terroir, ou seja, uma altitude de aproximadamente 450 metros, amplitudes térmicas diárias elevadas durante os meses de Verão, com dias quentes e noites frescas, resulta numa maturação ideal.
Itinerário
Galeria
Mapa do Tour
Navegue pela região do Alentejo com o nosso mapa detalhado do tour.
Não tem a certeza se este é o melhor tour para si?
Planeie a sua aventura pelos vinhedos pitorescos do Alentejo, antigos olivais e marcos históricos. Explore cada detalhe antes de partir para a sua jornada inesquecível.
Reservar Tour
Reserve o seu lugar para uma experiência única no Alentejo. Deixe-nos tratar dos detalhes enquanto você desfruta da jornada.
Reservar Tour
Telemóvel
+351 96 96 840 89
rede móvel nacional
Tours relacionados
Tour de Arraiolos
Tapada de Coelheiros e Ravasqueira
- Visita de jipe à Herdade, visita à adega e almoço harmonizado com 6 vinhos Tapada de Coelheiros
- Visita às vinhas e ao Museu das Atrelagens com prova comentada de vinhos 4 vinhos acompanhada de tábua de queijos e enchidos
Tour de Arraiolos
Tapada de Coelheiros e Mai Nova
- Visita de jipe à Herdade, visita à adega e almoço harmonizado com 6 vinhos Tapada de Coelheiros
- Visita às vinhas e oliveiras milenares com prova comentada de vinhos 3 vinhos acompanhada de tábua de queijos e enchidos
Tour de Estremoz
João Portugal Ramos e Tiago Cabaço
- Visita guiada à adega e almoço harmonizado com 4 vinhos João Portugal Ramos
- Visita às vinhas, adega e prova comentada de 4 vinhos acompanhada de tábua de queijos e enchidos